COPAM

Tecnologia

As mais modernas tendências do mercado

A Copam realiza sua missão produtiva acompanhando as mais modernas tendências do mercado especializado, no que tange à tecnologia e métodos gerenciais.

Equipamentos produtivos e de laboratórios de última geração somados a moderno sistema de controle de qualidade formam um conjunto ideal para a busca da perfeição.

TECNOLOGIAS

O sistema de corte por faca oscilante CNC é um tipo de sistema de corte digital com CNC (Computer Number Controlled), que é usado para o corte de alta precisão de materiais flexíveis e semi-rígidos .

Moldagem de peças utilizando uma manta de fibra natural de fonte renovável, biodegradável, as mantas de fibras naturais têm conquistado espaço em diversos processos produtivos por seus benefícios como, ganho de desempenho, redução de custos no processo produtivo e maior segurança a quem as manuseia.

Moldagem de peças utilizando placas de polipropileno com madeira de fonte renovável.

Corte e costura de coifas de cambio , freio de mão , cortinas de camihões, etc

O corte e vinco é o processo geral de uso de faca para cisalhar mantas de materiais de baixa resistência, como borracha, fibra, folha, tecido, papel, papelão ondulado, cartão, papelão, plástico, fitas adesivas sensíveis à pressão, espuma e folha metal.

Consiste em dar acabamento nas bordas atraves de dispositivos automatizados fazendo a virola em peças automobilisticas de acabamento.

Aplicação robotizada de cola Hot-melt expandida com nitrogênio criando uma cola espumada, reduzindo o peso e aumentando a aderência.

A soldagem por radiofrequência, também conhecida como soldagem dielétrica e soldagem de alta frequência, é um processo de soldagem de plástico que utiliza campos elétricos de alta frequência para induzir o aquecimento e o derretimento de materiais básicos termoplásticos. O campo elétrico é aplicado por um par de eletrodos após a fixação das peças que estão sendo unidas. A força de aperto é mantida até a junta solidificar. As vantagens desse processo são tempos de ciclo rápidos (da ordem de alguns segundos), automação, repetibilidade e boa aparência da solda. Somente plásticos com dipolos podem ser aquecidos usando ondas de rádio e, portanto, nem todos os plásticos podem ser soldados usando esse processo. Além disso, esse processo não é adequado para juntas grossas ou excessivamente complexas. O uso mais comum desse processo é a guarnição de portas de automóveis e revestimento de quebra sois.

Poliuretano (PUR) é um material plástico termoendurecido que é produzido por um processo de reação cuidadosamente calculado, no qual dois líquidos são misturados e injetados no molde. O material reage no molde e obtém a forma desejada.

integral skin foam

  • A pele integral é um núcleo microcelular com uma superfície externa resistente à abrasão.
    As espumas integrais da pele são fornecidas em uma ampla variedade de densidades moldadas e são a solução perfeita para uma ampla variedade de aplicações que exigem um toque e uma sensação macios, além de um acabamento altamente durável.

In-Mold Coating

  • Pintura feita diretamento no molde e transferida diretamente na peça injetada em poliuretano.
    Atualmente, os seguintes componentes estão sendo produzidos com esta tecnologia: painéis de instrumentos, painéis de portas, volantes, capas de airbags, apoios de braços, pegas auxiliares, apoios de cabeça e capas de assento.

Molded Foam

  • A moldagem por espuma expandida por injeção direta é um processo de fabricação de espuma que cria produtos de espuma macia diretamente do composto para o produto final. Esse processo elimina as etapas necessárias para a moldagem por corte e compressão, pois fabrica a espuma e o produto simultaneamente.

Uma rebarbação robótica é um processo para remover material, rebarbação, quebra de borda, acabamento de superfície e muito mais de uma peça.

O corte e vinco rotativo é o processo de cortar ou perfurar uma forma desejada de material flexível usando uma prensa rotativa. ... Baixa tolerância, corte de precisão. Tempos de resposta rápidos. Projetos de processos múltiplos - o corte e vinco rotativo pode ser combinado com processos de impressão, gravação, laminação e outros.

A termoformação é um processo de fabricação em que uma folha de plástico é aquecida a uma temperatura, formada com uma forma específica em um molde normalmente utilizada para revestir peças automotivas.

 A termoformação difere da moldagem por injeção, moldagem por sopro, moldagem rotacional e outras formas de processamento de plásticos.

A soldagem por ultra som é uma técnica industrial na qual vibrações acústicas ultrassônicas de alta frequência são aplicadas localmente em peças que são mantidas juntas sob pressão para criar uma solda em estado sólido. É comumente usado para plásticos e metais, e especialmente para unir materiais diferentes. Na soldagem por ultrassom, não são necessários parafusos conectivos, pregos, materiais de solda ou adesivos necessários para unir os materiais. Quando aplicada a metais, uma característica notável desse método é que a temperatura permanece bem abaixo do ponto de fusão dos materiais envolvidos, evitando assim quaisquer propriedades indesejadas que possam surgir da exposição a alta temperatura dos materiais

é uma versão simplificada da termoformação, em que uma folha de plástico é aquecida a uma temperatura de formação, esticada em um molde de superfície única e forçada contra o molde pelo vácuo.

Corte a jato de água de alta pressão através de robôs, gerando um corte perfeito em regiões de difíceis acessos, é um processo a frio que elimina a deformação por escória e dejetos.

Pesquisa e desenvolvimento, fornecemos para nossos clientes pesquisa de novos materias , desenvolvimento do produto, processos e ferramentas, oferendo assim aos nossos clientes uma solução completa.

Somos capacitados em fazer e planejar testes para validações  dos produtos, materiais desenvolvidos para a industria automobilística, Simulando condições de uso em câmera climáticas, entre outros testes.